Transparência no Campo da Administração Pública: um estudo na produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros

Cristiane Cunha Pitta Lima, Pamela de Medeiros Brandão

Resumo


As demandas por transparência pública têm sido ampliadas, em decorrência do reconhecimento de sua importância como instrumento de fortalecimento do controle social, accountability e governança. Buscando compreender como a temática vem sendo estudada nos cursos de pós-graduação brasileiros do campo da administração pública, o presente estudo mapeou a produção científica no período de 2008 a 2018, quanto ao contexto em que os estudos foram realizados e quanto aos temas abordados junto com a temática da transparência. Constatou-se que os estudos foram realizados após a vigência da Lei de Acesso à Informação - LAI, e estão vinculados majoritariamente a programas de mestrado, em especial na modalidade profissional. As instituições localizadas na Região Sudeste foram responsáveis por cerca de 50% da produção do período, com destaque para as instituições do Rio de Janeiro. A transparência foi estudada sempre com outras temáticas, principalmente com a LAI, Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, Governança, Accountability e Participação, o que evidenciou seu caráter instrumental como elemento integrador de temáticas essenciais para a construção de governança alinhada com os interesses da sociedade.


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DOI: http://dx.doi.org/10.36428/revistadacgu.v12i21.162

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