COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Orlando Vieira de Castro Junior

Resumo


O  Governo  Federal  Brasileiro  conduziu,  nos  anos  recentes,  programas  de  inclusão  digital  que  disponibilizaram  de
microcomputadores e infraestrutura de acesso à internet para populações carentes. Tais programas, entretanto, não
atingiram os resultados esperados, o que levanta questões acerca das reais causas da exclusão digital. O presente artigo
tem por objetivo apresentar a exclusão digital como consequência de um contexto mais abrangente oriundo de outras
formas de exclusão, tais como a social, a econômica e a educacional. Dentre os fatores que contribuem para a inclusão
digital, além da disponibilização de infraestrutura, destaca-se o desenvolvimento da competência em informação. A par-
tir da revisão da literatura sobre o tema, são apresentadas evidências de que, no Brasil, há significativa relação entre o
grau de instrução e o de acesso à internet e a sua utilização é bem mais motivada por aspectos relativos à competência
em informação do que por questões tecnológicas, (verificadas/restritas/suportadas por) equipamentos e infraestrutura.


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Referências


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