Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista da Controladoria-Geral da União?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

LINHAS DE PESQUISA

Recomendam-se as seguintes linhas para publicação dos artigos, ensaios ou resenhas:

CONTROLE: Princípios Gerais do Direito aplicados à Administração Pública. Auditoria e fiscalização. Auditoria Interna Governamental: Avaliação e Consultoria. Gestão de Riscos e Controles Internos no Setor Público. Organização do Estado e dos poderes. Impacto do controle sobre as políticas públicas. Eficácia, eficiência e efetividade de políticas públicas; tendências na formulação de políticas públicas; arranjos interinstitucionais e Reforma do Estado; o controle interno e externo; Governança; contribuições da tecnologia para o controle; Orçamento público; Responsabilidade Fiscal;

OUVIDORIA: Democracia no Brasil e no mundo; Transição democrática e fortalecimento de instituições democráticas. Sociedade, conflito e movimentos sociais. Solução de conflitos. Ponderação de valores em sociedades complexas. Justiça social. Demandas sociais. Interface cidadão e Estado; cidadania e participação social; Empoderamento popular. Direitos humanos e fundamentais; Tecnologia e poder social; controle social; sociedade, moral e Direito; Legitimidade e validade do Direito; desburocratização do serviço público; sistema de ouvidoria nacional;

TRANSPARÊNCIA: publicidade, liberdade de informação, liberdade de expressão, acesso à informação e sigilo no Brasil e no mundo; procedimento de acesso à informação no Brasil; impacto dos novos instrumentos de transparência; lei de acesso à informação; produção de inteligência competitiva; empreendedorismo e informação pública; accountability; proteção à identidade dos denunciantes; gestão, preservação e recuperação da informação; sociedade da informação;

COMBATE E PREVENÇÃO DA CORRUPÇÃO: Análise dos processos políticos, históricos e econômicos atrelados à corrupção; tecnologia da informação e enfrentamento da corrupção; delação premiada, compliance e leniência; conflito de Interesses;

CORREIÇÃO: ética; procedimentos disciplinares investigativos e punitivos; Infrações administrativas; crimes contra a administração pública; improbidade administrativa; Aplicação, interpretação e extraterritorialidade do Direito Disciplinar e Penal; crimes transnacionais; lavagem de dinheiro; tratados, mecanismos de cooperação e organismos internacionais de combate à corrupção.

METODOLOGIA EM ESTUDOS DE COMBATE À CORRUPÇÃO, TRANSPARÊNCIA, CORREIÇÃO,  GOVERNANÇA E ÁREAS AFINS: desafios metodológicos em estudos sobre corrupção e áreas conexas; problemas metodológicos comumente praticados nessas áreas de estudo e suas soluções; aplicação de métodos qualitativos e quantitativos; questões éticas e anonimato em pesquisas sobre estas áreas temáticas.


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ARTIGOS

Para submissão de artigos à Revista da CGU, é necessário que o interessado se cadastre no sistema primeiramente como "leitor"; após o cadastro, é preciso enviar e-mail para revista@cgu.gov.br solicitando a alteração do perfil para "autor".

Recomenda-se que os autores verifiquem a conformidade com as normas da ABNT e com os critérios da revista. Serão rejeitadas as submissões que não estiverem de acordo com as normas. Lembre-se que no corpo do artigo não deverá haver qualquer elemento que identifique a autoria do mesmo, a fim de se garantir a imparcialidade na análise duplo cega.

Os artigos devem conter no mínimo 4 mil palavras e no máximo 8 mil palavras, incluindo desde o título até referências bibliográficas. Serão permitidos, no máximo, 5 (cinco) autores por artigo. Os artigos submetidos devem ser enviados observando os seguintes elementos:

FOLHA DE ROSTO

Título do trabalho em português e inglês, nome(s) do(s) autor(es), titulação do(s) autor(es) que o(s) qualifica na área de conhecimento do artigo, vínculo institucional do(s) autor(es), endereço completo, incluindo telefone e e-mail. A folha de rosto deve ser anexada como documento suplementar, sem acesso aos avaliadores do sistema duplo cego.

Resumo no idioma do texto contendo até 300 palavras, em um único parágrafo, espaço simples entre linhas, seguido de três a cinco palavras-chave. 

Abstract (resumo em inglês), obedecendo às mesmas regras do resumo, seguido de três a cinco keywords;

Este documento deve ser enviado na condição de suplementar, em separado do conteúdo do artigo, a fim de evitar a identificação do autor.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

Fonte: Garamond.

Tamanho: 12.

Margens: superior e inferior, 2,5; esquerda e direta, 3.

O artigo precisa conter os seguintes tópicos:

- título;

- introdução, contendo a apresentação e contextualização do problema de pesquisa e formulação dos objetivos;

- fundamentação teórica e revisão bibliográfica;

- procedimentos metodológicos;

- análise ou discussão dos resultados;

- conclusões ou considerações finais;

- referências bibliográficas.

 

A revista admite ainda o envio de ensaios e resenhas que, embora possuam estruturação menos complexa, devem observar as seguintes regras específicas: título e objetivo definidos, introdução, análise, conclusão e referências bibliográficas. Os ensaios e as resenhas não devem ultrapassar 6 mil palavras.

 

REGRAS DA ABNT

Exemplo de citação de Lei ou ato normativo:

No texto, citar Brasil (2011).

Nas referências, citar da seguinte forma:

BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei no 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Diário Oficial da União 2011; 18 nov.

 

Exemplo de citação de artigo publicado em periódico científico:

No texto, citar Casarez (1995, p.X)

Se se tratar de paráfrase, e não citação literal, a citação não deve conter a página. Deve-se apenas citar Casarez (1995).

Nas referências, citar da seguinte forma:

CASAREZ. Nicole B. Furthering the accountability principle in privatizes federal corrections: the need for Access to private prison records.
University of Michigan Journal of Law Reform, vol. 28, n. 2, 1995.

 

Exemplo de citação de artigo aceito porém ainda não publicado em periódico científico:

No texto, citar Diniz (2016, no prelo)

Nas referências, citar da seguinte forma:

DINIZ, Débora. Pesquisa em Cadeia. Revista Direito GV. 2016.

 

Exemplo de citação de livro:

No texto, citar Derrida (2010) (em caso de paráfrase) ou Derrida (2010, p. X) (em caso de citação literal).

Nas referências, citar da seguinte forma:

DERRIDA, Jacques. Força de lei. São Paulo, WMF Martins Fontes, 2010.

 

Exemplo de citação de trabalho apresentado em congresso:

No texto, citar Culau e Fortis (2006).

Nas referências, citar da seguinte forma:

CULAU, A.; FORTIS, M.  Transparência e controle social na administração pública brasileira: avaliação das principais inovações introduzidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal. In: XI Congresso CLAD, 7-10 nov, 2006, Ciudad de Guatemala, Guatemala. Anais. Ciudad de Guatemala: CLAD, 2006.

 

Exemplo de citação de dissertação de mestrado ou de tese de doutorado:

STABILE, M. Democracia eletrônica para quem? Quem são, o que querem e como os cidadãos avaliam o Portal da Câmara dos Deputados.  2012. 185 p. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Instituto de Ciência Política, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

 

Exemplo de início de parágrafo (espaçamento de 1,25 na primeira linha do parágrafo:

Iniciar os subitens do texto com numeração, pontuação e caixa alta. Na primeira linha do parágrafo, coloque espaçamento de 1,25:

 

1.       INTRODUÇÃO

O Portal da Transparência do Governo Federal do Brasil, administrado pela Controladoria-Geral da União (CGU), foi criado em 2004 com o objetivo  de “(...) assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos

 

Exemplo de citações longas:

Para citações com mais de três linhas, utilizar 4cm de margem à esquerda, e citação em tamanho 10, da seguinte forma:

 

Da mesma maneira, Gruman (2012, p. 104) destaca que:

 

O acesso público à informação, ainda que primordial para a garantia de um Estado transparente e responsável, é instrumental no sentido de que os ganhos advindos das políticas de transparência governamental não se encerram em si mesmos, mas nos resultados trazidos por este tipo de política para a administração pública.

 

            Continuação do texto.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. Resumo no idioma do texto contendo até 300 palavras, em um único parágrafo, espaço simples entre linhas, seguido de três a cinco palavras-chave.
  2. Abstract (resumo em inglês), obedecendo às mesmas regras do resumo, seguido de três a cinco keywords.
  3. O arquivo para submissão, separado da folha de rosto, deve estar em formato Microsoft Word, (desde que não ultrapasse 10MB) e sem proteção em "propriedades".
  4. Formato A4 (210 x 297mm), fonte Garamond, tamanho 12, espaço simples entre linhas, margens superior e inferior de 2,5 cm, esquerda e direita de 3 cm.

  5. As páginas dos artigos devem ser numeradas no canto superior direito.
  6. As ilustrações e tabelas em fonte Garamond, tamanho 10, acompanhados de cabeçalho, fonte dos dados e legendas quando necessárias, de maneira que permita compreender o significado dos dados reunidos, sem necessidade de referência ao texto.
  7. As citações devem acompanhar o critério autor/data, por exemplo, Dimaggio e Powell (1991), (DIMAGGIO E POWELL, 1991) ou Dimaggio e Powell (1991, p.34), conforme o caso.
  8. Para citações diretas é indispensável a indicação da página. Citações com até três linhas devem vir no próprio texto e entre aspas, com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de quatro centímetros da margem esquerda, em tamanho 10, sem aspas, conforme a NBR 10520:2002 da ABNT.
  9. Anexos e apêndices somente devem ser empregados no caso de listas, estatísticas e outros elementos de suporte indispensáveis para o entendimento do texto. 
 

Declaração de Direito Autoral

A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.

Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista da CGU detém todos os direitos autorais.

Os textos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.

A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).

O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.